segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Histórico da Unidade Escolar Dr. Achiles Cruz


A Unidade Escolar Dr. Achiles Cruz foi fundada em 1968, na administração do Prefeito Aluísio de Abreu Lobo. Começou a funcionar nos três turnos com o nome de Escola Reunida Dr. Achiles Cruz, administrado pelo município nos anos de 1968 e 1969, tendo como primeira Diretora a Professora Edite Cardoso, conhecida como “Noca”.
Em 1970 passa a funcionar o turno matutino e vespertino gerenciado pelo Estado, ficando o turno noturno ainda administrado pelo município até 1971, passando a funcionar integralmente os três turnos sob responsabilidade do Estado no ano de 1992.

A primeira diretora na administração do Estado, no turno matutino, foi a Professora Magnólia Hermínia Pereira de Araújo e Silva e, no turno vespertino, foi a Professora Maria Geni. No ano de 1977 com a aposentadoria desta diretora, assumiu o turno vespertino a Profª. Lidimar Pereira de Abreu Boueres.
A DiretoraMagnólia Hermínia deixou a escola em 03 de janeiro de 1983, data do seu falecimento, sendo criado o Pré-escolar “Tia Magnólia” em sua homenagem, extinto em 1999. Assume a direção em sua substituição, a sua sobrinha Maria das Graças Pereira de Araújo e Silva, como Diretora Geral nos três turnos, tendo como Diretora Adjunta a Profª. Santana de Maria dos Santos Gonçalves.
O ensino de 1ª a 4ª série foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação através da resolução nº 537 de 1984.
Em 1985, aposenta-se a Diretora Maria das Graças Pereira de Araújo e Silva e a substitui o professor Sother Douville Brito Filho (in memorian), permanecendo como Diretora Adjunta, indicada pela Diretora Regional a professora Luzia Chaves dos Santos Filha.
Em 2002, pede exoneração a Professora Luzia e é nomeada em sua substituição a professora Verlanda Maria Gonçalves Belo, que permaneceu no cargo de Diretora Adjunta até 2006, ano que solicita exoneração. No mesmo ano, há uma reestruturação dos cargos, ficando a escola somente com o cargo de Direção Geral, onde permanece até os dias atuais a professora Francisca Cláudia dos Reis Cruz Oliveira.
Em 2004 foi ampliado o ensino fundamental para 5ª e 8ª série, deixando de oferecer gradativamente as séries iniciais.
Em 2007, através da Resolução nº 055/2007, o Conselho Estadual de Educação define as normas para organização do Ensino Fundamental com nove anos de duração.
Em 2009, através da Resolução 252/09 do CEE, é reconhecido o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e Ensino Médio.
Atualmente funciona nos turnos matutino e vespertino de 5ª a 8ª série ensino regular e no noturno a Modalidade Jovens e Adultos Nível II (3ª e 4ª Etapa-Ensino Fundamental) e Nível III (1ª e 2ª Etapa-Ensino Médio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário